Alcançando os mais novos (a geração em crescimento de crianças e adolescentes)
com o Evangelho do Senhor Jesus Cristo,
através da Escola Bíblica Dominical Evangelística  —

 
Material disponivel na Missão São Paulo e também enviado pelos Correios – solicite preço por email

 

Como a mensagem da Bíblia pode ser aplicada de modo cativante aos corações e mentes das crianças e adolescentes? Jill Masters dedica-se a mostrar como as reivindicações do Evangelho devem ser extraídas de todas as partes da Palavra de Deus. Seus esboços para lições são inigualáveis no apelo evangelístico inteligente. Ao mesmo tempo estes esboços apresentam com clareza as grandes doutrinas da fé, e a natureza dedicada da vida cristã.

Estas lições são usadas em Escolas Bíblicas Dominicais Evangelísticas em muitas partes do mundo, e foram também traduzidas para outras línguas. Elas são apropriadas para cultos domésticos em família e têm sido também usadas por líderes em reuniões de homens e mulheres.

Cada livro apresenta várias séries de lições evangelísticas para um ano e constituídas de esboço, lição e aplicação, e ilustrada com instruções para produção e uso de recursos visuais.

Livro 1 já está publicado, e os livros 2, 3 e 4 estão em processo de tradução.

EBDE3livros 
Necessidade   Escolas bíblicas dominicais, quando conduzidas com visão, vigor e verdadeiro propósito evangelístico alcançam grandes coisas, e suas virtudes exclusivas devem ser apreciadas e enaltecidas. Diferentemente de quaisquer outros agentes, elas nos capacitam a alcançar uma grande parte desta geração em fase de crescimento, e a atrair crianças e adolescentes ao Salvador.

   O fato de uma congregação possuir ou não jovens salvos, advindos de sua vizinhança, normalmente dependerá de um trabalho efetivo da Escola Dominical Evangelística, juntamente com classes bíblicas para adolescentes. A regra geral é esta: não havendo ministério de Escola Dominical Evangelística não haverá, consequentemente, adolescentes e jovens salvos na igreja, com exceção de, talvez, filhos de crentes ou os convertidos em outra igreja. Isto é previsível e inevitável!

   Não obstante, além de seu propósito evangelístico, a Escola Dominical é também um ministério vital de advertência. Não deveríamos nos esquecer de que temos um ministério duplo, porque Deus tem determinado que Sua misericórdia e Seu amor sejam declarados a todos, para que aqueles que O rejeitarem sejam indesculpáveis no último dia. Devemos advertir e ensinar a todos (Colossenses 1.28).

    Em nossas Escolas Dominicais Evangelísticas não estamos apenas laborando para a salvação de crianças e jovens, mas estamos também, com ternura e clareza, advertindo-os. A Escola Dominical Evangelística é ao mesmo tempo um ministério de redenção e de advertência em larga escala!

   Todavia, há outros atributos especiais e gloriosos que deveríamos valorizar grandemente na Escola Dominical Evangelística. Por exemplo: A Escola Dominical protege o menor como nenhuma outra entidade na face da terra. Ela reúne os mais novos da comunidade e os resgata do horrível abuso mental causado pelo mundo de hoje. Ela livra as crianças do “homicídio” da alma, algo que é perpetuado sem misericórdia por uma era maligna, arrogante e apóstata. Ela salva a vida dos mais jovens da dor e do dano causados por uma sociedade permissiva. Que o Senhor abençoe nossas Escolas Dominicais Evangelísticas de tal forma que as crianças e os adolescentes venham a crescer, mesmo que ainda não salvos, livres dos piores excessos do pecado!

   Neste aspecto do ministério da Escola Dominical temos presenciado grandes libertações. Aqui mesmo em nosso país muitas crianças que um dia participaram da Escola Dominical e das Classes Bíblicas, embarcaram na juventude possuindo um treinamento espiritual que ainda não havia impactado suas vidas; mas, quando elas estavam prestes a se entregar a algum excesso moral danoso, algo as fez parar! Aquilo que elas ouviram da Palavra de Deus refreou suas mentes e corações, e capacitou-as a ver a futilidade e imoralidade do caminho que estavam para tomar. Outros se sentiram mal quando já estavam a ponto de imergir em algum tipo de atividade completamente ímpia, blasfema e imoral. A formação recebida na Escola Dominical os deteve, e o Santo Espírito usou-a para alertar suas consciências.

   Vemos a mesma obra divina nos anais de biografia cristã, onde homens e mulheres ímpios repentinamente ouviram de novo – em seus corações – elementos de sua instrução na infância, já por tanto tempo esquecidos. É um privilégio tremendo poder colocar o escudo da Verdade ao redor dos mais novos para protegê-los do abuso e mutilação do pecado.

   Nas comunidades ao redor de nossas igrejas há um número incontável de jovens que neste exato momento estão sendo submetidos a uma terrível lavagem cerebral anticristã, e somente a Escola Bíblica Dominical Evangelística pode ajudá-los; ela pode salvá-los de serem feridos e enganados por este mundo, e de sofrerem danos irreversíveis.

   A Escola Dominical Evangelística é maravilhosa em outro aspecto também. Nada derruba as defesas do diabo como a Escola Bíblica Dominical de caráter evangelístico. Veja como ela consegue mover-se ao redor das fortalezas de Satanás! Em comunidades onde há um alto nível de uso de drogas, alcoolismo, de crime e ódio para com as coisas de Deus, é realmente muito difícil para crentes, em visitas a esses locais, conseguir adentrar os lares e falar com adultos de modo confiável. Como podemos alcançar tais lares? As fortalezas do diabo parecem impregnáveis.

   Ainda assim, algo maravilhoso na Escola Dominical de caráter evangelístico é que sua influência passa diretamente por baixo das paredes erigidas por Satanás. Escolas Dominicais Evangelísticas podem alcançar todos os tipos de lares. Quando visitamos os lares por causa das crianças, temos verdadeiro sucesso e as crianças saem eufóricas para irem à casa de Deus.

   Pais que bateriam a porta caso a visita fosse com o intuito de alcançá-los, enviarão seus filhos, e então eles mesmos gradualmente se tornarão mais simpáticos. Irmãos mais velhos, mesmo aqueles inalcançáveis devido ao seu apego aos ídolos da juventude, ou mesmo às drogas, poderão um dia ser tocados porque a igreja se importou com os pequeninos e tem desenvolvido um contato de credibilidade com seus lares.

   Quantas vezes ouvimos relatos da ação extraordinária e única da Escola Dominical Evangelística! Ainda hoje ela continua a ser a maior de todas as bênçãos espirituais e sociais a crianças espiritualmente necessitadas. Em algumas de nossas comunidades urbanas mais violentas há crianças cujo único contato com bondade, simpatia e afeição genuínas acontece na Escola Bíblica Dominical Evangelística. Este é frequentemente o caso.

   A Escola Dominical Evangelística é o maior de todos os trabalhos sociais com o qual poderíamos nos envolver. Há crianças hoje que são agredidas, amaldiçoadas e nunca amadas, chegando até mesmo a sofrerem abuso; crianças cuja única chance de se tornarem pessoas sãs e de caráter acontece através do ministério de evangelismo de crianças. É na equipe da Escola Dominical, das Classes Bíblicas e dos Encontros Noturnos Semanais que essas crianças encontram amigos que se relacionam e se preocupam com elas. Que Deus ajude seu povo a ver, uma vez mais, os maravilhosos méritos e oportunidades das Escolas Bíblicas Dominicais Evangelísticas!

   Não temos conseguido trazer os adolescentes para nossas igrejas? Tem sido impossível atraí-los aos cultos evangelísticos? A razão para isso é que nós não temos “pescadores”! E não temos pescadores porque não temos nenhum ministério efetivo de Escola Dominical Evangelística para as crianças que não são da igreja.

   São os frutos da Escola Dominical Evangelística que fornecem entusiásticos pescadores de adolescentes; e apenas tais jovens, entusiasmados e zelosos, conseguirão encher uma classe. Que o Senhor nos dê tais pescadores, para que adolescentes e jovens com idade para frequentar as Classes Bíblicas, e até mesmo aqueles recém-chegados à casa dos vinte anos, possam ser vistos em nossas igrejas buscando ao Senhor.

   À parte de seu ministério de salvação, proteção e advertência às almas, a Escola Dominical Evangelística também abençoa a igreja adulta de um modo significativamente profundo. E ela o faz, primeiramente, ao prover importantes oportunidades de serviço cristão a todos.

   Este escritor ficou triste e surpreso alguns anos atrás, ao ler em uma revista cristã um artigo escrito por uma mulher cristã, que reclamava por não haver nada para as mulheres fazerem nas igrejas evangélicas. No entanto, como disse Lutero certa vez, uma mulher tem mais sabedoria e poder em seu dedo mindinho para ensinar e lidar com crianças que a maioria dos homens tem no seu corpo inteiro.

   Na Escola Dominical Evangelística nós temos o ministério mais urgente e produtivo que se possa imaginar, e frequentemente não há um número suficiente de pessoas para executar o trabalho na escala necessária. Por que as nossas Escolas Dominicais estão acabando, se elas proporcionam meios tão importantes e gratificantes de trabalho na obra para todo o povo de Deus?

   A Escola Dominical, como uma agência que emprega os dons dos salvos, é um canal realmente eficaz para a certeza espiritual pessoal. Por que razão o povo de Deus algumas vezes carece de certeza da salvação? Frequentemente, a razão é que a Escola Dominical Evangelística é muito pequena. Mas o que isto tem a ver com certeza de salvação? A resposta é que se o povo de Deus estivesse trabalhando na obra da Escola Dominical, visitando as crianças, ensinando os mais novos, derramando seus corações em intercessão diante do Senhor por números crescentes e por conversão, bem como orando por bênçãos e fortalecimento pessoais, eles estariam em tanto contato com Deus, recebendo tantas respostas maravilhosas à suas orações, que não mais teriam qualquer problema de segurança e certeza espiritual. Se temos uma grande Escola Dominical Evangelística, então temos a maioria dos membros de nossa congregação no serviço, e é através disso que os crentes provam o Senhor.

   As Escolas Dominicais Evangelísticas também geram muitos benefícios “incidentais” para as igrejas. Elas são, por exemplo, um meio realmente eficaz de identificar (ou desqualificar) e treinar futuros pregadores. De fato, Escolas Bíblicas Dominicais Evangelísticas, argumenta-se, são as melhores escolas já criadas para pregadores.

   Mostre-nos um homem que gosta de ser orador eloquente e pomposo, mas que não está interessado na alma dos mais novos. Ele não consegue falar de modo simples, claro, envolvente, com um linguajar compreensivo, não conseguindo ajustar-se a tipos diferentes de ouvintes. Ele nunca se esforçou para falar a crianças ou adolescentes, ou para apresentar as coisas de um modo simples e claro. Tal homem não seria de nenhum uso no ministério, e a Escola Dominical Evangelística revelaria este fato com uma eficiência implacável.

   Por outro lado, a Escola Dominical Evangelística chamará nossa atenção para aqueles que são realmente aptos a ensinar, testando-os no que se refere à dedicação e grandeza de coração.

   Pense também na maneira pela qual a Escola Dominical Evangelística recomenda a igreja à sua vizinhança. Mesmo pessoas céticas e duras de coração começarão a pensar: “bem, eles fazem muito pelas crianças”, desenvolvendo, por conseguinte, uma idéia mais terna quanto à igreja, e maior abertura para a sua aproximação.

   É parte da experiência deste escritor há mais de trinta anos, que mesmo autoridades locais podem ser persuadidas a conceder terreno e favores porque uma igreja pioneira edificou uma grande Escola Dominical na comunidade.

   E, finalmente, quem pode prever quantas bênçãos e quanta instrumentalidade poderão ser dadas a uma igreja no seu ministério de alcance de adultos por causa de sua fidelidade aos pequeninos de sua comunidade? Pois não foi o Senhor que disse: “Quem é fiel no mínimo também é fiel no muito…” (Lucas 16.10)?

Escolas Dominicais Evangelísticas, sem dúvida alguma, são não apenas o melhor, mas geralmente o único meio prático de se alcançar um grande número de crianças em nossas comunidades, e elas continuam a ter uma força ímpar. Será que permitimos que nossa apreciação por este ministério se desgastasse? Temos nós perdido a visão das oportunidades e possibilidades?

 




RSS

Missão São Paulo
Rua: Bom Pastor, N° 2167 - Cep: 04203-052 - São Paulo-SP - Bairro: Ipiranga

(10 minutos a pé da Estação de Metrô Sacomã (Linha Verde 2) e Terminal Sacomã)

Telefone: (011) 96076-2001 - E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Copyright © 2015. Missão São Paulo - Todos os Direitos Reservados.